Pages

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ALGUMAS PESSOAS....


Algumas pessoas passam grande parte de suas vidas perdidas no tempo, não sabem exatamente onde encontram a si mesmas e parecem que nunca vão conseguir chegar a lugar algum.
Por que será  que algumas pessoas tem a grande necessidade em viver sempre baseadas em fatos que ocorreram no seu passado, deixando que seu presente nem seja visto, pois é encoberto pelo sentimento do medo do ontem, da raiva do ontem, da magoa do ontem, etc.? Outras esquecem o que passou ontem (ou tentam) e vivem focadas somente no que vai acontecer amanhã, sonhando, planejando, fazendo cálculos. Essas pessoas nem se dão conta de que o presente está ai e que muita coisas esta acontecendo. Não aprendem nada do que a vida ensina, não escutam nada do que lhe falam. Acho que elas simplesmente estão lembrando ou planejando, amanhã elas poderão olhar e dizer ontem eu nada realizei e nem aprendi ou não importa o que houve ontem, amanhã vou fazer "isso e isso", o tempo passa e elas ficam somente "vegetando".
São pessoas dispersas, não se atentam a nada, falam rápido e não prestam atenção nem no que falam, nada memorizam e nada transmitem. São pessoas que não estão de fato vivendo no presente, no agora, e pode ter certeza, elas se sentem infelizes.
São pessoas com mentes divagantes,  mentes tagarelas, que se encontram ou preocupadas com o futuro, ou identificadas com acontecimentos passados.  A maior parte dessas pessoas criam dor própria em situações que nem mesmo elas se dão conta. Algumas pessoas resistem habitualmente ao agora. Elas não conseguem permanecer  sem o tempo  "passado ou futuro" e, por conseguinte, para elas o "agora" representa uma ameaça.

Se você acha que sua vida se encontra exatamente como descrevi, então pare e dê uma olhada a sua volta. Faça algo diferente hoje, baseado em algo que você passou ontem e faça para que reflita no amanhã, mas viva este momento do agora (ele é o mais importante de todos). Observe as situações, nos deparamos diariamente com crianças abandonadas nas ruas, idosos em depósitos públicos, irmãos nossos afundados em latas de lixo procurando o que comer, pessoas sem perspectivas de trabalho, moradia, saúde, condições dignas de vida.
Jovens, acabam entregues às drogas, ao alcoolismo, aumentam os números de mortes violentas, assassinatos, particularmente dos mais moços em idade produtiva, faltam escolas em tempo integral, crescem as mentiras, os roubos,  os jornais estampam a tragédia diária de povos envolvidos em guerras, conflitos motivados por ideologias, pela ignorância humana, a degradação ambiental passou a ser uma marca perversa do desenvolvimento econômico, há uma crise profunda na atmosfera moral da humanidade. Veja tudo isso está acontecendo agora e você se parar e observar poderá fazer algo de importante e sua vida não passará sem nada, você deixará de "vegetar" e com certeza começará a plantar sementes em terras fofas e quando você estiver no futuro que será seu presente poderá olhar para o seu passado  e dizer minha vida não foi em vão, eu aprendi, eu ensinei e eu ajudei. Pense nisso!
Toninho Bertucci